História do troféu da Irmandade da Costa

História do troféu da Irmandade da Costa

Na regata da Irmandade da Costa será disputado, pela primeira vez em Angola, o Troféu que a foto mostra.

Este Troféu foi oferecido pelo sócio João Costa (Capitão Vingança), fundador da Irmandade da Costa na África do Sul (Mesa de Saldanha Bay).
Os nossos profundos agradecimentos ao João Costa.

Este Troféu da Irmandade da Costa tem tradições e uma longa história, cuja descrição sucinta feita pelo Capitão Vingança, transcrevo a seguir:

A madeira deste troféu foi retirada de um destroco que esteve afundado cerca de 480 anos e recuperado por um barco de pesca da Sea Harvest, analisado
pela Universidade de Stelenbosh, alguns pernes de bronze que foram fundidos nas praias da India ainda andam por aqui. Um pequeno pedaço da mesma madeira
está no Museu Vasco da Gama em S. Helena Bay e uma caverna desta CARAVELA está entregue a um Português de nome Lima que vive em Saldanha Bay.

O destroço veio à superfície de cerca de 1600 metros na rede de um barco chamado Harvest Leader. Se partiu aos bocados e todo o mundo levou bocados para casa.

Enfim a historia deste trofeu tem muito mais coisas inclusivamente o metal do seu suporte foi fundindo a partir de 30 cavilhas que seguravam as pranchas do convés deste Naufrágio sá a barquinha e de um barco chamado Harveste Moon de origem Holandesa e feito em 1949.

Foi construído o troféu em Saldanha Bay.

O troféu foi disputado entre 1999 e 2004 em regatas organizadas pela Mesa de Saldanha Bay da Irmandade da Costa, passando agora para a Mesa de Luanda.

A disputa do troféu terá lugar numa regata anual à Irmandade da Costa (havendo mais do que uma regata à Irmandade numa época, a disputa terá lugar
na primeira regata da época).

Cada vencedor verá inscrita uma placa no troféu com o nome da embarcação, Comandante e ano da regata.

Ficará detentor do troféu a dupla, embarcação mais Comandante, que vencer 3 regatas consecutivas ou 5 interpoladas.

Um abraço.

 

 

 

Flamula Irmãos da Costa Angola

Mário Fontes
Grande Irmão da Irmandade da Costa de Angola

——————————————————-

Na reunião técnica, que teve lugar no dia 6 do corrente no Clube Naval de Luanda, o Sócio Rui Sancho fez a entrega ao Presidente do Clube Naval de Luanda de uma Taça, de que era depositário, e que foi oferecida pelo Capitão Vingança, Irmão da Costa, de nome João Costa.

 

 

 

 

 

A Taça premiará a embarcação que, sob o mesmo comando, vencer a Regata da Irmandade da Costa 3 vezes consecutivas ou 5 intercaladas.