Missão Olímpica Angolana - Rio2016

Missão continua a crescer
RIO’2016 Modalidades individuais dominam comitiva angolana

remo

Duas disciplinas náuticas vão representar o país na maior montra desportiva mundial e querem competir para dignificar as cores nacionais.
 

As modalidades individuais dominam a presença da missão angolana nos Jogos Olímpicos de 2016, a serem disputados no Rio de Janeiro (Brasil), de 5 a 21 de Agosto, com a entrada do atletismo, que se torna na sexta disciplina apurada para a maior manifestação desportiva do planeta, a seguir à natação, remo, vela, judo e tiro aos pratos, sendo o andebol o único desporto colectivo.
Com a qualificação do atletismo, o número de integrantes da delegação nacional subiu para 24, designadamente andebol (15), natação (um), remo (dois), vela (dois), judo (um) e tiro aos pratos (um). Excepção feita ao andebol e ao judo, as restantes modalidades competem nos Jogos do Rio, na classe masculina. Se a Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol (vice-campeã africana) garantir o apuramento no torneio Pré-Olímpico, a ter lugar na Sérvia, o número de atletas pode chegar aos 36, superando os 34 da delegação presente nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Com o alargamento do número de atletas, obriga o Comité Olímpico Angolano (COA), a fazer alguma contenção financeira, para que os 500 mil dólares disponibilizados pelo Executivo angolano cubram as despesas de participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Em declarações ao Jornal de Angola, António Monteiro “Bambino”, secretário-geral do Comité Olímpico Angolano (COA), tinha defendido que o montante disponibilizado pelo Governo, não cobria todas as despesas de representação. “Desse valor é retirado uma parte para a compra das embarcações da vela e remo, que não são nada baratas. As ajudas de custos e outras despesas sairão também deste montante. Portanto, estamos com as mãos atadas”, lamentou na altura o dirigente desportivo.
A canoagem, que esteve nos Jogos de Londres, bem como o voleibol de praia, que se estreou nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, falharam o apuramento para o Rio de Janeiro.
Esta é a nona presença de Angola em Jogos Olímpicos, depois de Moscoco'1980 (11 atletas), Seul'88 (24), Barcelona'92 (28), Atlanta '96 (28), Sidney'2000 (30), Atenas' 2004 (30), Pequim'2008 (32) e Londres'2012 (34).
Nas nove participações, Angola competiu com as modalidades de atletismo, basquetebol, boxe, canoagem, andebol, judo, natação, tiro aos pratos, vela e voleibol de praia.

Jornal de Angola
23 mai 2016

ANTÓNIO DE BRITO | SANTOS PEDRO