Rescaldo da missão Olímpica Angolana

 
Querida Família Olímpica,
 
É com muita alegria que vos saudamos com breves palavras sobre a Participação dos Nossos Atletas Olímpicos Angolanos e seus Respetivos Dirigentes, que representaram a nossa Nação nos 31º Jogos Olímpicos que ocorreram na Bonita e Preciosa Cidade do Rio de Janeiro 2016 de 5 a 21 de Agosto.
 
MISSÃO CUMPRIDA,
A cerimonia de abertura teve como Porta Bandeira a nossa Atleta de Andebol Luisa Kiala que participou na sua 4 Olimpíada. 
 
Nadou no primeiro dia o nosso nadador Pedro Pinotes que ficou a centésimos do seu melhor ao nadar a prova olímpica dos 400 metros Estilos. 
 
Também no segundo dia e terceiro dia de competição o nosso Atirador Paulo Silva alcançou os Pratos possíveis na prova de Tiro ao Fosso, entre muitas nuvens e pouca luminosidade cumpriu a missão nacional.
 
 
 
O Remo que se estreou nos Jogos Olímpicos participou com a Dupla André Matias e Jean Luc Rosamoelina que fizeram várias regatas, superaram cancelamentos, e alcançaram o 2 lugar na Final D da competição. 
 
 
 
 
O Atletismo com a Corredora Liliana Neto, estreou-se nos Jogos Olímpicos e participou na prova de 100 metros. 
 
O Judo com a nossa Atleta olímpica Antónia Moreira "Faia", competiu na prova até 70kg, venceu um combate com hipoo e infelizmente perdeu o segundo combate. 
 
 
A Vela com a disciplina de Standard Laser estreou-se nos Jogos Olímpicos e o Velejador Manuel Lelo foi a nossa estrela que entre ondas de 4 metros, 5 dias de regatas e ventos com mais de 30 nós cumpriu a missão nacional no rio. 
 
 
 
 
A Natação voltou a participar com a Estreia nos Jogos Olímpicos da Ana Nóbrega que nadou a prova de 100 metros Livres estabelecendo novo recorde nacional absoluto. 
 
O Atletismo voltou às pistas com a participação e estreia do corredor Hermenegildo Leite que correu a prova de 100 metros. 
 

Vela no Rio2016

A Vela na disciplina de Classe 470 com a Dupla de Matias Montinho e Paixão Afonso que se estriaram nos jogos olímpicos velejaram durante 5 dias, também entre ondas de mais de 4 metros, ventos de mais de 30 nós e cumpriram a sua missão chegando ao fim qualificados. 

VER O VIDEO

O Andebol com as nossas 15 atletas Luisa Kiala (Porta Bandeira), Cristiana Branco (Porta Bandeira), Natália Bernardo (Capitã), Isabel Guialo, Aznaide Carlos, Wuta Dombaxi, Neyde Barbosa, Magda Cazanga, Albertina Kassoma, Janeth dos Santos, Juliana Machado, Lourdes Monteiro, Liliana Venâncio, Vilma Nenganga e Teresa Almeida "Ba", que fizeram vários jogos desde o primeiro dia de competição e que foi também o ultimo a terminar venceu dois jogos, qualificou-se para os quartos de finais, teve melhor marcadora no grupo A em 7º Lugar a Isabel Guialo, teve a Guarda-redes "Ba" como Super Star no Brasil e consagrou o melhor resultado um 8º para Angola. 

 
Os jogos terminaram com a cerimonia de encerramento onde a nossa atleta olímpica de Andebol Cristina Branco, que participou na sua terceira olimpíada foi a porta bandeira.
 
Ver os nossos atletas conseguirem competir ao nível olímpico foi precioso, nós estamos muito honrados, e desejamos que todos tenham a noção dos verdadeiros heróis que eles são. Todos chegaram aos seus destinos bem, com saúde e agora numa nova fase de restabelecer alguns detalhes das suas vidas.
Quem compete nos jogos olímpicos faz preparação olímpica, estágios, controles de competição, constroles médicos e outros, desde pelo menos um ciclo olímpico de 4 anos, nós infelizmente iniciámos há um mês em alguns casos, há dois meses noutros casos e outros só há quatro meses. Para quem estava qualificado desde Março e Abril de 2015 ainda assim viveu estas mesmas dificuldades e circunstâncias.
Vamos crer que da mesma maneira que a nossa economia nacional tem orientações de mudança e diversificação, o Desporto e pelas orientações do nosso Presidente Eng. José Eduardo dos Santos, se invista mais no social que implica diretamente o desporto potencializando a educação, melhor saúde, mais vitorias e união para o nosso povo e nação.
 
Parabéns a todos que contribuíram positivamente pela Missão Olímpica do Rio 2016.
 
Obrigado a todos que diretamente e indiretamente ainda nos ajudam, que nos concederam fotos, vídeos e registos para publicar as nossas noticias e promover os nossos heróis olímpicos.
 
Acompanhem-nos no nosso site em www.aaoangola.com e pelo nosso facebook em www.facebook/olimpicosangola.com
 
Estamos a 6 dias dos Jogos Paralímpicos e vamos em breve atualizar sobre a nossa missão paralímpica.
 
Saudações Olímpicas
--
Associação de Atletas Olímpicos de Angola
Nádia Cruz
Presidente
Direcção Executiva